domingo, 13 de outubro de 2013
PLANEJAMENTO DE AULA - JOGO: BATALHA DOS NÚMEROS.
Público alvo – turmas de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Justificativa
Pensando em sanar as dificuldades presente em sala de aula,quanto ao reconhecer ao sistema de numeração decimal e ao valor posicional dos algarismos, desenvolvemos o jogo batalha dos números.
Objetivos
• Identificar números nos diferentes contextos;
• Associar a denominação do numero a sua respectiva simbologia;
• Identificar posição de um objeto ou numero numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
• Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números mais frequentes;
• Resolver e elaborar problema a partir das informações de um gráfico;
• Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando turnos de fala.
Metodologia
Confeccionar 28 cartelas com números aleatórios até uma centena.
Dividir a sala em grupos de quatro alunos, entregar um jogo e solicitar que distribuam entre todos os jogadores.
Explicar que ganha cada rodada quem jogar a cartela com número maior.
Decidir quem inicia o jogo. Cada aluno joga uma cartela de cada vez. Em seguida, vê quem ganhou a rodada. O vencedor fica com todas as cartas da rodada e inicia a próxima.
Vence o jogo quem tiver o maior número de cartelas ao final do jogo
Atividades complementares
• Ordenação crescente e decrescente;
• Tabela com quantidade de pontos de cada integrante;
• Somar os dois números maiores;
• Subtrair o menor número do maior;
• Produzir regras do jogo;
• Fazer a decomposição do maior e do menor número;
• Escrever como se lê o maior e o menor número
• Incluir jogos da Escola game.
Avaliação
Com atividades propostas pretende - se avaliar se os alunos desenvolveram as atividades com interação e compreensão e se avançaram na compreensão e reconhecimento do sistema de numeração e inclusão digital.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário