domingo, 13 de outubro de 2013

PLANEJAMENTO DE AULA - JOGO: BATALHA DOS NÚMEROS. Público alvo – turmas de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental Justificativa Pensando em sanar as dificuldades presente em sala de aula,quanto ao reconhecer ao sistema de numeração decimal e ao valor posicional dos algarismos, desenvolvemos o jogo batalha dos números. Objetivos • Identificar números nos diferentes contextos; • Associar a denominação do numero a sua respectiva simbologia; • Identificar posição de um objeto ou numero numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor; • Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números mais frequentes; • Resolver e elaborar problema a partir das informações de um gráfico; • Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando turnos de fala. Metodologia Confeccionar 28 cartelas com números aleatórios até uma centena. Dividir a sala em grupos de quatro alunos, entregar um jogo e solicitar que distribuam entre todos os jogadores. Explicar que ganha cada rodada quem jogar a cartela com número maior. Decidir quem inicia o jogo. Cada aluno joga uma cartela de cada vez. Em seguida, vê quem ganhou a rodada. O vencedor fica com todas as cartas da rodada e inicia a próxima. Vence o jogo quem tiver o maior número de cartelas ao final do jogo Atividades complementares • Ordenação crescente e decrescente; • Tabela com quantidade de pontos de cada integrante; • Somar os dois números maiores; • Subtrair o menor número do maior; • Produzir regras do jogo; • Fazer a decomposição do maior e do menor número; • Escrever como se lê o maior e o menor número • Incluir jogos da Escola game. Avaliação Com atividades propostas pretende - se avaliar se os alunos desenvolveram as atividades com interação e compreensão e se avançaram na compreensão e reconhecimento do sistema de numeração e inclusão digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário